Apresentação

Com ensino de qualidade e professores de excelência, o Ensino Fundamental da Fundação Bahiana de Engenharia busca a percepção da aprendizagem com o método sociointeracionista, que simula experiências práticas para que o estudante tenha oportunidade de transferir o que aprendeu na escola para as situações da vida fora dela. Desta forma, aqui, a aprendizagem provoca alterações no comportamento e na formação do aluno, a fim de que o torne capaz de enfrentar e intervir criticamente na realidade da sociedade, valorizando a responsabilidade, o respeito e a cooperação.

Para alcançarmos tais objetivos, a cada unidade curricular desenvolvemos, junto aos alunos, projetos interdisciplinares que envolvem a interação e aprendizado na comunidade escolar. No primeiro trimestre, o SEMAC (Semana da Matemática e da Ciência) experimenta, usando a ludicidade em formato de gincana, a Matemática e as Ciências Naturais no dia-a-dia. Já no segundo trimestre, o Projeto Literário, envolvendo disciplinas de Língua Portuguesa, Teatro e Música, põe o aluno do 8º e 9º ano como protagonista em diversas linguagens, enquanto o projeto CIMOV (Cidadão em Movimento), que envolvem os alunos do 6º e 7º com as disciplinas da área de humanas (História, Geografia e Ciências Sociais) buscam a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.

O terceiro bimestre também visa a interação do grupo escolar através do projeto Grandes Pequeninos, realizado pelos alunos do 6º e 7º com as disciplinas de Redação, Teatro e Música, fechando com chave de ouro a criatividade textual dos alunos através de uma apresentação teatral; já as turmas de 8º e 9º são desafiados pelo Campeonato de Robótica, em que o professor da disciplina Robótica apresenta as produções e desenvolvimentos tecnológicos dos alunos.

Além disso, há um grande caráter desportivo do Ensino Fundamental que já garantiu por vários anos consecutivos o primeiro lugar no FEEPS (Festival Esportivo de Escolas Particulares de Salvador), disputando com outras escolas reconhecidas, além do campeonato JIFUBE (Jogos Internos da Fundação Bahiana de Engenharia).

Nota-se, portanto, que toda essa excelência de ensino foi o principal incentivador de grandes avanços e conquistas dos estudantes, como a participação e ótimas colocações em eventos nacionais, como a OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) e o primeiro lugar no IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Timg/musica.svgecnologia do Estado da Bahia). Tais resultados só foram possíveis através do esforço e dedicação da Equipe FBE e dos alunos que se debruçam com afinco a todas as atividades sugeridas.