Ensino

-
-
Ensino Médio

Ensino Médio

Apresentação

A Fundação Bahiana de Engenharia tem como proposta pedagógica no Ensino Médio, aprofundar o conhecimento a partir da relação da teoria com a prática, visando capacitar os seus jovens alunos para o trabalho e para o convívio social.

Nosso ensino tem como referência a Base Nacional Comum composta por três áreas: Linguagens; Códigos e tecnologias; Ciências da Natureza; Matemática e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Para nos aproximarmos dessa referência, o nosso cronograma de avaliações é adaptado à proposta do ENEM, em que dispomos as disciplinas por área de conhecimento.

Com um corpo docente qualificado e focado no processo educacional, os educadores através de aulas contextualizadas e munidos das mais variadas ferramentas educacionais desenvolvem nos alunos o senso crítico e a capacidade de construir o seu próprio conhecimento.

A proposta pedagógica também está pautada na pedagogia de projetos que consiste em um método diversificado e prazeroso de construção de conhecimento. Ao longo do ano letivo são realizados dois projetos voltados à área de Linguagens, como o Sarau da FBE e o Projeto Literário.

O Sarau da FBE é uma atividade que tem como objetivo promover a integração do grupo, desenvolvendo assim formação cultural dos alunos. É importante salientar que o projeto busca desenvolver melhor o desempenho intelectual dos alunos enriquecendo assim a sua  bagagem cognitiva.

O Projeto Literário é uma atividade teatral que visa estimular a capacidade de interpretação
Diante dessa trajetória de ensino, muito se fez e muito se tem a fazer. Como dizia o filósofo e educador, John Dewey: “A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.”